Um convênio entre o Sindicato dos Bancários de Alagoas e a coach Ana
Teixeira vai possibilitar o acesso de bancários sindicalizados ao processo de
coaching em grupo, na modalidade online,
com condições especiais. Além de desconto de 20% no pacote de sessões, será
possível parcelar o serviço em até 10x e ainda ganhar de bônus uma Análise
Comportamental, ferramenta que obtém
informações de como uma pessoa funciona, qual o seu perfil e seus gaps de desenvolvimento e tem
uma média de 97,97% de acerto.
Para ter acesso, o bancário sindicalizado deve preencher formulário no
linktr.ee/anateixeira.coach. As condições exclusivas estarão disponíveis por
tempo indeterminado, mas as vagas são limitadas de acordo com a formação dos
grupos. As próximas turmas iniciam logo após o carnaval.
Por que
bancário deve fazer coaching?
A carreira bancária é apaixonante, cheia de adrenalina. Mas
o dia a dia é puxado, estressante e desafiador.É preciso atender clientes
muitas vezes irritados e com problemas financeiros; trabalhar duro para atingir
metas agressivas de vendas e produtividade; buscar diferenciais para ser
reconhecido e conquistar uma promoção; e desenvolver diferentes habilidades e
competências que incluem boa comunicação, autoconfiança, gestão de conflitos,
aprendizado rápido, planejamento e tomada de decisões. Isso tudo aliado à
gestão das próprias emoções e ao equilíbrio com a vida
pessoal. Definitivamente, não é uma tarefa fácil.
Pra completar, o bancário de hoje está vivenciando uma era
de profundas transformações no modus
operandi com ao advento da tecnologia e da digitalização do mercado, o que
traz riscos para a manutenção do emprego e exige capacidade rápida de adaptação.
Ocorre que muitos deles não conseguiram enxergar o tamanho
do "problema" ou se sentem incapazes de gerenciar a carreira
sozinhos. Vivem em círculos, apagando incêndios, perdendo tempo com tarefas
improdutivas e frustrados por não conquistar os resultados esperados. Nem
sempre estão preparados para equilibrar e ser eficientes em todas as áreas. O
resultado disso são pessoas infelizes no trabalho, desengajadas, insatisfeitas
e doentes, o que traz uma elevação dos índices de absenteísmo e de rotatividade
e, é claro, em custos absurdos para os Bancos e para o INSS.Segundo pesquisas,
mais de 38% dos bancários se encontram estressados, com problemas físicos e
emocionais, e esse índice pode aumentar nesse cenário cada dia mais complexo.
Foi pensando nesses desafios, e conhecendo bem as “dores” desse
público, que a bancária e coach de carreira Ana Teixeira desenvolveu um método
exclusivo de coaching para bancários, denominado “Meraki”, inovador no Estado
de Alagoas e com atuação em todo o país.
O que é
coaching?
Coaching é um processo dinâmico que visa o
atingimento de metas do cliente, chamado de coachee, no menor espaço de tempo
possível. Para chegar lá, o coach utiliza métodos, técnicas e ferramentas
adequados e capazes de gerar autoconhecimento e mudanças e duradouras de
atitude perante a vida.
Mas, o processo de coaching vai muito além da
aplicação de ferramentas para conquista de resultados. É um método que traz
compreensão, autocontrole, empoderamento, reconhecimento de competências e
deficiências, identificação e superação de bloqueios e medos, melhoria do foco,
da gestão do tempo, da tomada de decisões, da comunicação, melhor qualidade dos
relacionamentos, entre outros benefícios.
O que diferencia de outras abordagens
similares, como mentoria, consultoria, treinamento e terapia, entre outras, é o
fato de que o coaching pressupõe a aprendizagem de dentro pra fora, promovendo
a co-criação.
Como funciona o processo?
São 10 sessões em grupo semanais, na modalidade
online, onde são trabalhados temas
críticos: autoconhecimento, planejamento pessoal, propósito de vida, crenças e
valores, alta performance, comunicação, relacionamentos de qualidade, entre
outros. " Cada sessão tem um tema específico a ser trabalhado e
desenvolvido. Em cada uma delas, eu trabalho conceitos, perguntas poderosas,
técnicas e ferramentas específicas para gerar novas percepções em direção ao
estado desejado de cada bancário”, explica a coach. Segundo ela, a modalidade
em grupo, com bancários selecionados (no máximo 6 por grupo) proporciona uma ambiência
favorável à cocriação, à troca de
experiências entre bancários com diferentes vivências e competências, à
aprendizagem em grupo e à inteligência coletiva.
"Num processo de
coaching, conseguimos ouvir o bancário na essência - o dito e o não dito -, sem
juízo de valor, gerar estados emocionais positivos e estimulá-lo a refletir
sobre os fatores que dificultam ou facilitam o alcance dos seus sonhos, por
meio de perguntas e provocações poderosas. Assim, o bancário descobre seus
próprios recursos, amplia sua visão do mundo, provoca as mudanças necessárias e
gera aprendizados para a vida", assegura.
A metodologia Meraki, utilizada no processo, foi
desenvolvida por Ana Teixeira, que modelou cada sessão e customizou ferramentas
focando justamente nos pontos mais importantes da carreira de quem trabalha em
Banco. O objetivo é ajudar os bancários que passam pelo processo a descobrirem
seus propósitos de vida, conquistando o tão sonhado equilíbrio entre o sucesso
profissional e a felicidade pessoal plena. Para participar de um dos grupos, é
preciso preencher o formulário no link
linktr.ee/anateixeira.coach e participar de uma seleção.